Pular para o conteúdo principal

Trabalho social das Universidades

  As Universidades brasileiras e até do mundo prestam serviço à sociedade.




São várias atividades, desde na área da saúde com os hospitais universidade, especialidades de odontologia, especialidades médicas, nutricionista.


Bom só para dar uma idéia, os alunos para se formar, precisam ter a teoria e a prática da profissão.


Em um curso profissionalizante o aluno foca na prática já no curso universitário, faz a teoria da disciplina e a prática dessa profissão.


Nos bancos da sala de aula, os universitários aprendem uma profissão, as teorias dos autores, os pensamentos dos filósofos desse tema, ou seja, os teóricos.


Mas a universidade precisa colocar os seus alunos na prática dessa profissão, ou seja, colocar a mão na massa, o aluno precisa aprender a ser o que se propõe. 


Para isso temos estágios, para isso tem os hospitais universitários, as pesquisas de campo, as instituições parceiras.


As faculdades ou universidades criam programas dessa rede de estágios, procuram fazer atividades que auxiliam seus alunos a se formar de maneira integral.


Nasce espaços de ajuda à comunidade que está inserida. Unindo a necessidade das pessoas com alunos que podem atender.


Supervisionados por professores, atendem em projetos sociais como: auxílio psicológicos, nutricionistas, contabilidade, fazendo imposto de renda, financeiro, auxiliando pequenos empresários.


A Unesp tem um projeto da Unesp Aberta, com diversos cursos profissionalizantes online e gratuitos. É uma plataforma voltada ao estudo EaD.


 A USP - Universidade de São Paulo tem vários programas sociais, voltados aos alunos trabalharem em favor da sociedade, enquanto praticam o que estudam.


Uma das oficinas é o reforço escolar para alunos de escolas públicas.


Os alunos de escolas públicas que estão perto da USP, podem procurar as oficinas que auxiliam no reforço escolar.


Também tem os cursinhos pré-vestibulares em que estes alunos podem se inscrever e buscar conhecimento e se preparar para o Enem e os vestibulares.


Concluindo, os alunos que estudam na USP podem praticar seus conhecimentos nos trabalhos sociais, um deles é cursinho pré vestibular da USP. No hospital universitário, etc


Já a UNESP, ampliou muito este trabalho social com conteúdos gratuitos e com a profissionalização, através de cursos profissionalizantes online e gratuitos.


Espero que tenham gostado do conteúdo e de nossa reflexão.

  


Comentários